Desculpas , escusas e objeções ante o evangelho

Por que as pessoas rejeitam Jesus como seu Salvador? Quais alguns motivos que as pessoas dão para não acreditarem em Jesus?

Há muitos motivos pelos quais as pessoas rejeitam a Jesus, mas os quatro a seguir servem como categorias gerais:

(1) Algumas pessoas acham que não precisam de um Salvador. Essas pessoas se consideram “basicamente boas” e não percebem que elas, como todo mundo, são pecadoras e não podem se aproximar de Deus do jeito que querem. Mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Aqueles que rejeitam a Jesus nunca vão poder encarar a Deus e se defenderem pelos seus próprios esforços.

(2) O medo de rejeição social ou perseguição desanimam algumas pessoas de declararem que Cristo é o seu Senhor. Os descrentes em João 12:42-43 não confessaram a Cristo porque estavam mais preocupados com a sua posição entre seus companheiros do que em fazer a vontade de Deus: “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”

(3) Para algumas pessoas, as coisas que o mundo tem a oferecer são mais importantes e atraentes do que as coisas eternas. Lemos a história de um homem que pensava assim em Mateus 19:16-23. Esse homem não estava disposto a perder seus bens terrenos para ganhar um relacionamento eterno com Jesus. (Veja também 2 Coríntios 4:16-18).

(4) Muitas pessoas resistem às tentativas do Espírito Santo de convertê-las à fé em Cristo. Estêvão, um líder da igreja primitiva, disse àqueles que estavam prestes a matá-lo: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo...” (Atos 7:51). O Apóstolo Paulo fez um comentário parecido a um grupo de pessoas que estavam rejeitando o evangelho em Atos 28:23-27.

Qualquer que seja o motivo pelo qual as pessoas rejeitam a Jesus Cristo, sua rejeição tem consequências eternas e desastrosas. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”, a não ser o nome de Jesus (Atos 4:12), e aqueles que O rejeitam, qualquer que seja o motivo, vão ter que enfrentar a eternidade “nas trevas exteriores” do inferno onde também haverá “pranto e ranger de dentes” (Mateus 25:30).



Ninguém diante de Deus tem desculpas de não estar salvo, mui especialmente após ouvir o Evangelho. A Bíblia diz que do homem é indesculpável (Rm 1.20; 2.1). Em Lc 14.16-20, o Senhor Jesus proferiu a parábola da Grande Ceia que prefigura o banquete da salvação. Vemos ali a nulidade e gravidade do homem querer desculpar-se diante de Deus. Seja qual for a desculpa, evasiva, argumento e objeção, a Bíblia tem sempre a mensagem adequada.

Estudaremos agora algumas desculpas mais comuns do pecador.

Indice


1. Para mim não há solução, Deus não me aceita mais. Sou o pior dos pecadores.    14. A salvação é somente após a morte; não devo preocupar-me agora.
2. Esta religião é muito fina para mim. Vou regenerar-me primeiro.     15. Eu tenho notado que Deus age de modo cruel e injusto para com a humanidade.
3. Quando eu sentir vontade, procurarei ser um crente.     16. Que devo fazer para me salvar?
4. Toda religião é boa, eu sendo sincero é o que importa.     17. Nasci na religião de meus pais, portanto, já tenho minha religião. Nela quero viver e morrer.
5. Há muita coisa na Bíblia e no meio evangélico que não consigo entender.     18. Não creio no inferno nem no castigo eterno. Também não creio noutra vida além desta. Com a morte tudo finda. O inferno é aqui mesmo.
6. Terei que abandonar muitas coisas que aprecio, inclusive meus amigos.     19. Não creio que a Bíblia seja um livro realmente divino.
7. A vida cristã é um fardo.     20 . Sou ateu e materialista
8. Já sou filho de Deus e Deus é amor. Ele não vai condenar um ser humano que veio dEle. No fim, todos serão salvos.     21. Não tenho prazer em viver. Quero antes morrer e assim terminar meus sofrimentos.
9. Vou ser perseguido, zombado, observado, visado     22. Não posso ser crente porque não posso perdoar certa pessoa.
10. Hoje não; mais tarde!     23. Como vou saber que estou salvo?.
11. Não vejo necessidade de ser crente. Creio em Deus e procuro sempre fazer o bem. Sou tão bom quanto posso.     24. Terei que procurar uma igreja e ficar aí?
12. Conheço muitos crentes errados ou hipócritas, por isso não vou ser crente     25. Eu já nasci na igreja e me criei assim, de modo que sempre fui crente.
13. Quando eu morrer Deus f aça comigo como Ele quiser.      

As justificações somente aduzir juízos by Deus!


“Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida,
mas sobre ele permanece a ira de Deus”. (Jo 3.36)